Serra Catarinense, um refúgio para os dias mais quentes
Santa Catarina é rica em belezas naturais, um destino cada vez mais popular durante a estação mais quente do ano. No entanto, não é apenas o litoral que tem chamado a atenção dos turistas. A tranquilidade da Serra Catarinense atrai quem busca laser associado às atividades ao ar livre. Com natureza exuberante e clima sereno, a serra é perfeita para fugir da agitação das praias.
Situada no sudeste de Santa Catarina, a apenas 100 km do litoral e 120 km de Florianópolis, a região possui altitudes que vão de 800 metros até os 1.827 metros no Morro da Boa Vista, o ponto mais elevado. A natureza na Serra Catarinense é um fator extremamente importante que por si só influencia o turismo no estado. Composta por cânions, cachoeiras, florestas de araucárias, e muitos outros cenários. Veja abaixo os pontos turísticos que mais atraem visitantes:
Serra do Rio do Rastro – Um cartão postal de Santa Catarina devido às curvas, em 12 km de extensão e paisagens que podem ser apreciadas de um mirante em Bom Jardim da Serra.
Parque Nacional de São Joaquim, no Mirante do Morro da Igreja – A vista encanta os visitantes, pois é lá que está a famosa Pedra Furada. Além disso, muitas pessoas procuram as vinícolas instaladas em São Joaquim e cidades vizinhas para visitas guiadas e acompanhamento da produção.
Morro do Campestre (também conhecido como Morro da Cruz) – Uma formação de arenito localizada 1.380 metros acima do nível do mar, que fica a aproximadamente 8 km do centro de Urubici.
Confira algumas sugestões de atividades imperdíveis para quem visita a Serra Catarinense:
Trilhas e caminhadas;
Visitação a cachoeiras;
Degustação da gastronomia local;
Escalada e rapel;
Passeios de bicicleta e/ou a cavalo;
Visitação à vinícolas e cervejarias artesanais.
É importante frisar, que praticar o ecoturismo é ser sustentável. Para isso, leve consigo apenas as lembranças de cada experiência sem deixar rastros na natureza.