Nova Veneza: um pedacinho da Itália no Sul de SC

A só 17 km de Criciúma, Nova Veneza é daquelas cidades que conquistam logo na chegada. Pequena, com pouco mais de 15 mil moradores, ela carrega no ritmo calmo e nos detalhes o legado vivo da cultura italiana. Das construções de pedra à mesa sempre farta, tudo parece contar — com simplicidade e charme — um pedaço da história da Itália no sul de Santa Catarina.
O ponto alto? Literalmente, uma gôndola original de Veneza, que flutua serena num lago artificial no coração da praça Humberto Bortoluzzi. Um convite para fotos e aquele gostinho de Europa em solo catarinense.
O turismo gastronômico é um espetáculo à parte. Restaurantes servem massas frescas, polenta, galeto, vinhos e outros pratos que honram com orgulho a tradição dos imigrantes italianos que ajudaram a construir a cidade.

Com a chegada do inverno, Nova Veneza se torna ainda mais irresistível. É uma verdadeira imersão em tradições, sabores e paisagens com alma italiana. Um bom vinho encorpado, pratos típicos parecem um abraço e as ruas silenciosas com cara de cinema — tudo convida a desacelerar. Para quem ainda não conhece, talvez com o friozinho seja o momento perfeito de se deixar envolver por essa pequena Itália catarinense.
Para mais informações acesse o site oficial da Prefeitura de Nova Veneza.
Informações e fotos: Prefeitura de Nova Veneza.