MuZoo: Criciúma Impulsiona Turismo e Educação Ambiental com Museu de Zoologia

Criciúma dá um passo importante na valorização da cultura e da educação ambiental com a inauguração do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski (MuZoo). O espaço, localizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, é fruto de uma parceria entre a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), a Prefeitura de Criciúma e o Ministério da Cultura.
Desde sua abertura oficial ao público, em 10 de janeiro de 2025, o museu tem atraído visitantes interessados em conhecer mais sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. Com um acervo impressionante de 81 espécies e 200 espécimes taxidermizados, a exposição “Estação Mata Atlântica” apresenta animais típicos da região, como quatis, tamanduás, furões e gatos-do-mato.


A coordenadora do museu, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, destaca a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é sensibilizar os visitantes sobre a preservação da biodiversidade, promover conhecimento científico de forma dinâmica e fortalecer o turismo e a cultura local. Queremos que o MuZoo seja um ponto de conexão entre as pessoas e a natureza.”
Outro destaque é o “Recanto das Aves”, espaço que valoriza a fauna local por meio de sons e imagens das espécies que habitam o parque, transformando o ambiente em uma verdadeira imersão sensorial.


“O MuZoo é mais uma maneira de a Universidade extrapolar seus muros e contribuir ativamente para o desenvolvimento ambiental de Criciúma. Poder levar conhecimento, incentivar a preservação e fortalecer a educação além das salas de aula nos enche de alegria,” destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
E as novidades não param por aí: no segundo semestre, o museu ampliará sua exposição com mais de 540 espécimes de animais de diferentes biomas brasileiros, consolidando-se como um importante polo de conhecimento sobre a fauna nacional.
Localizado no bairro Próspera, o Parque das Nações já é um dos principais pontos de lazer e cultura de Criciúma, e com o MuZoo, reforça ainda mais sua vocação para o turismo educativo e ambiental.
Para mais informações acesse: unesc.net
Fotos e informações: Aicom Unesc
Texto: Janaína Teixeira