Máquinas que colocam pavers sozinhas e braços robóticos: veja as inovações que estão revolucionando a construção na CasaPronta

Tecnologia que aumenta a produtividade, reduz custos e substitui o trabalho braçal por automação inteligente: é isso que os visitantes encontram na Feira CasaPronta, em Criciúma. O evento, que segue até este domingo (19), reúne inovações surpreendentes para os setores da construção civil, automação industrial, mobiliário e decoração, com foco especial em soluções que aceleram obras e garantem economia.

Equipamento inteligente acelera pavimentação com menos mão de obra
Um dos destaques da edição é a GSD Obras e Serviços, empresa de Criciúma especializada em pavimentação. No evento, ela apresenta uma máquina de origem finlandesa, equipada com garra alemã, capaz de instalar pavers automaticamente, como se estivesse montando um quebra-cabeça gigante.
“A gente prepara o solo e a máquina, automaticamente com o sistema hidráulico, pega o pallet como vem de fábrica e instala o paver ou a lajota no chão, deixando o pavimento pronto”, explica o diretor Lucas Camilo Barros.
A eficiência do equipamento impressiona: enquanto o processo manual exige cerca de oito pessoas para instalar até 200 metros de pavimento por dia, com a máquina a produtividade salta para 500 metros utilizando apenas quatro operários.

Além disso, o equipamento é multi-implementos: “Tiramos a garra e colocamos um garfo paleteiro, uma concha, lavadora de alta pressão ou uma vassoura. São cerca de 200 implementos possíveis”, conta Lucas.
Robótica substitui esforço humano por precisão e ritmo contínuo
Outro destaque tecnológico da CasaPronta é da empresa Arcmex Robótica e Soluções Industriais, de Jaguaruna. Com oito anos de experiência, a empresa apresenta um sistema de paletização com braço robótico, utilizado para empilhar pavers, lajotas sextavadas, blocos de concreto, meios-fios e até sacarias.
“Com o braço robótico você elimina a necessidade do trabalho braçal, gerando economia com mão de obra e ganho expressivo de produtividade. Ele mantém um ritmo constante, algo que o trabalhador humano dificilmente consegue ao longo do dia”, explica o consultor de aplicação robótica Vantuir Squizato.
O braço robótico tem capacidade de erguer entre 10 e 500 quilos, realizando até cinco ciclos de paletização por minuto, o que representa um salto significativo na agilidade do processo.
Onde acontece
A Feira CasaPronta acontece no Pavilhão José Ijair Conti, em Criciúma. A visitação neste sábado (18) vai das 14h até 22h, e neste domingo (19), das 14h até as 19h. O público pode conferir mais de 170 expositores que trazem tendências e soluções inovadoras com preços competitivos.

Consolidada como a maior feira de Santa Catarina nos setores de construção civil, mobiliário e decoração, a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem o evento durante os cinco dias de programação.