Integratur começa a sair do papel e entra em execução nos municípios da AMREC

O projeto reuniu gestores públicos, empresários, guias de turismo e diversos players do setor para um encontro de imersão e alinhamento, que marcou o pontapé inicial das ações
Depois de ser oficialmente lançado em setembro, o Integratur AMREC inicia a fase prática. O projeto teve, nos últimos dois dias, 16 e 17, diversas atividades. Contratado pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), via Integratur, braço da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), o Integratur vai detectar e construir ações que visam desenvolver turisticamente e de forma regional os municípios envolvidos.
O projeto reuniu gestores públicos, empresários, guias de turismo e diversos players do setor para um encontro de imersão e alinhamento, que marcou o pontapé inicial das ações. A programação incluiu a Apresentação da Vitrine Tecnológica do Inova Sul Turismo e o painel “Turismo, IA e Novos Negócios” com Igor Drudi. Já hoje, dia 17, os participantes tiveram uma visão prática do projeto, debates com guias dando um painel “360° Serra-Mar: Conectando Regiões e Potencializando Negócios”. Além disso, houve o painel “Roteirização” com Magali Michels e o desafio “Mapeando Roteiros” com Christian Engelmann, que mobilizou os presentes para construir soluções colaborativas.

SERRA – MAR
O encontro serviu para apresentar o time que irá atuar diretamente nos municípios, alinhar o cronograma de implantação e engajar o trade turístico da Serra e do Sul Catarinense no processo de estruturação e promoção integrada dos destinos.
Para o agente de inovação e coordenador do Integratur, Paulo Priante, a entrada na fase prática é um marco importante. “A gente vai estar numa fase agora de alinhamento de toda a região e os municípios, discutindo alguns temas relevantes desse processo. E o time que foi apresentado hoje aqui no evento é o time que vai, a partir de 1º de outubro, iniciar as atividades nos quatro primeiros municípios Treviso, Lauro Müller, Orleans e Urussanga, levando para o território ações de mapeamento da oferta turística, sinalização, capacitação e articulação com o trade”, enfatiza.
A agente de inovação Izabel Souza reforça que o momento é de colocar a mão na massa. “Hoje apresentamos todo o cronograma de trabalho. Começamos nos quatro primeiros municípios e, a cada etapa, vamos ampliar o projeto, conversando não só com o setor público, mas também com o trade, entendendo suas dores e fomentando novos negócios”, disse.
FORTALECER O SUL
Para a AMREC, o projeto é uma oportunidade de fortalecer a governança e desenvolver o turismo com base em inovação, sustentabilidade e integração Serra-Mar. A UNESC destaca que, com sua experiência acadêmica e científica, poderá apoiar os municípios na estruturação de dados, qualificação profissional e promoção dos destinos.
A expectativa é que, com o Integratur em execução, a região passe a ter uma oferta turística mais organizada, rotas sinalizadas, empreendedores capacitados e uma estratégia integrada para atrair visitantes, aumentando a participação do turismo no PIB regional e consolidando o Sul e a Serra Catarinense como referência nacional em experiências autênticas.