Festival de Dança de Joinville movimenta a cidade com programação gratuita e aberta ao público

Festival de Dança de Joinville movimenta a cidade com programação gratuita e aberta ao público
Foto: Divulgação/Portalmakingof

Espetáculos gratuitos, aulas interativas e visitas culturais movimentam Joinville até o dia 27

Começou nesta segunda-feira (22) e segue até o próximo sábado (27) a 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo em número de participantes. Mesmo quem não está inscrito nas competições pode aproveitar uma extensa programação gratuita, espalhada por diversos pontos da cidade.

Ao longo da semana, os Palcos Abertos trazem apresentações gratuitas de grupos de dança em locais como o Shopping Mueller, Praça Dario Salles, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro e o Museu de Arte de Joinville (MAJ). A proposta é levar a arte para além dos teatros e envolver toda a cidade no clima do festival.

Outro destaque que já começou é o projeto “Dança para quem não dança”, com aulas diárias às 15h no palco externo da Feira da Sapatilha. Sem necessidade de inscrição, o público pode aprender ritmos como zumba, K-pop, samba, dança do ventre e outros, em uma experiência inclusiva e divertida.

A agenda ainda inclui visitas guiadas gratuitas ao Arquivo Histórico de Joinville e ao prédio “O Farol”, que fazem parte da rota cultural organizada pela Prefeitura. Os tours mostram a trajetória da dança e a relação histórica da cidade com o movimento artístico.

Também já está em andamento a Mostra Dança na Escola, uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Festival de Dança, que envolve cerca de 1,7 mil alunos de escolas públicas da cidade. As apresentações são abertas à comunidade e reforçam a proposta de democratizar o acesso à arte.

Para facilitar o acesso às atrações, a Prefeitura de Joinville reforçou a estrutura de trânsito e segurança, com agentes em pontos estratégicos, base móvel da Guarda Municipal, sinalização específica e pontos de embarque e desembarque próximos ao Centreventos Cau Hansen.

Com tudo isso, o Festival de Dança de Joinville já está em pleno movimento e até quem não veio para competir pode aproveitar o melhor do evento, que transforma a cidade em um grande palco a céu aberto.