Encatho & Exprotel 2025 Abre as Portas para o Futuro do Turismo

Encatho & Exprotel 2025 Abre as Portas para o Futuro do Turismo
Foto: Sandro De Mattia

Com o tema “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”, a edição de 2025 reflete a busca do setor por modernização e excelência

A capital catarinense recebeu mais uma vez, um dos principais eventos do turismo e da hotelaria do Sul do Brasil com a abertura oficial do 36º Encatho & Exprotel. O evento, promovido há 36 anos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), promete três dias intensos de negócios, inovação e capacitação no CentroSul. Com o tema “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”, a edição de 2025 reflete a busca do setor por modernização e excelência e vai contar com muita debates sobre tecnologias e Inteligência Artificial na aérea.

Paralelamente ao Encatho, que é o encontro dos catarinenses dos hoteleiros, a Exprotel, feira de produtos e serviços para hotéis, abriu suas portas com a presença de 200 marcas distribuídas em 86 estandes. É um verdadeiro hub de soluções em automação, sustentabilidade, softwares de gestão e muito mais, tudo voltado para aprimorar a experiência hoteleira e turística.

A cerimônia de abertura foi marcada por discursos que ressaltaram a resiliência e a importância estratégica do setor. A presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, em sua fala oficial, expressou agradecimentos e destacou as lutas e tramitações cruciais para a categoria. Entre os pontos de atenção, ela mencionou a carga horária 6×1, um tema sensível para um ramo que opera 365 dias por ano e 24 horas por dia. Além disso, abordou a discussão sobre a proibição do pagamento antecipado de reservas e a taxa do ECAD por televisor nos quartos, temas que impactam diretamente a operação hoteleira. Margot Rosenbrock enfatizou a importância da união do setor, que se mostra “muito forte”.

Crédito: Evandro Novak

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, parabenizou o evento, classificando-o como “um exemplo para o setor hoteleiro no Brasil”. Linhares foi além, afirmando que “o turismo pode ser o responsável pela transformação social do Brasil”, sublinhando o potencial do setor para impulsionar o desenvolvimento do país.

A Secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, reforçou a relevância do encontro. “O Encatho é um marco. Aqui conseguimos ver destacar as políticas públicas que se discute no Estado”, declarou. Ela reiterou o posicionamento do estado, afirmando que “o turismo de SC é um dos melhores do Brasil” e reafirmou o compromisso de sua gestão com o trabalho contínuo para o desenvolvimento do setor.

Crédito: Evandro Novak

O 36º Encatho & Exprotel se consolida, assim, não apenas como um espaço de negócios e capacitação, mas como um fórum vital para a cocriação de estratégias e a articulação entre as diversas entidades do trade turístico. A expectativa é que os próximos dias continuem a gerar insights valiosos e parcerias duradouras, impulsionando o futuro da hospitalidade no Brasil.