Criciumense se aventura na Patagônia em uma jornada de 12 mil km

Criciumense se aventura na Patagônia em uma jornada de 12 mil km
Os dias estão contados para uma jornada repleta de desafios e novas conexões

No dia 20 de fevereiro, Erick Eliseu, 38 anos, e sua parceira Danieli Pagliari, 35 anos, embarcam em uma expedição de 12 mil quilômetros pela Patagônia. Durante um mês na estrada, o casal irá percorrer Uruguai, Argentina e Chile, desbravando desertos, montanhas, geleiras e vulcões.

Formado em Letras e Relações Internacionais, Erick atua no setor de comércio exterior na UNQ Soluções em Importação. Danieli, psicanalista natural de Santa Rosa (RS), mudou-se para Criciúma há menos de um ano para viver ao lado de Erick, com quem compartilha a paixão por trilhas e aventuras ao ar livre. O casal, que se conheceu durante uma trilha na montanha, agora se prepara para um dos maiores desafios de suas vidas.

A expedição terá início pelo litoral uruguaio e argentino, até Puerto San Julián, onde, em 1520, Fernão de Magalhães teve o primeiro contato com os nativos “patagões”. No retorno, o casal seguirá pela icônica Ruta 40, margeando os Andes, até alcançar a lendária Carretera Austral chilena.

O roteiro inclui trilhas nos imponentes maciços de Torres del Paine e Fitz Roy, a caminhada sobre o Glacial Exploradores, a escalada do vulcão ativo VillaRicca e até um mergulho no congelante Oceano Pacífico. Para tornar a experiência ainda mais completa, o casal pretende explorar a gastronomia local cozinhando ao ar livre. “Adoramos preparar nossas próprias refeições durante as viagens, então levaremos fogareiro, panelas e temperos para criar experiências gastronômicas na Cordilheira dos Andes, nos desertos e até nas praias com pinguins”, comenta Erick.

Para enfrentar as adversidades do clima patagônico e garantir o conforto ao longo da viagem, Erick e Danieli carregarão itens essenciais como barraca, sacos de dormir, roupas impermeáveis e bastões de trekking. O planejamento da viagem começou há quase um ano e foi pensado para otimizar cada etapa da jornada.

“Todo ano, aproveito meus 30 dias de férias para viajar para algum lugar distante. Assim que uma viagem termina, já estou planejando a próxima”, revela Erick. Esta será sua segunda experiência na Patagônia, enquanto para Danieli, será a primeira oportunidade de explorar a região. “Cada viagem traz um novo aprendizado, e essa, sem dúvidas, será uma das mais marcantes das nossas vidas”, afirma Erick, que já visitou cerca de 10 países e viveu quatro anos nos Estados Unidos.

A poucos dias da partida, a ansiedade e a expectativa crescem. “Um bom planejamento é essencial para tornar esse sonho possível”, finaliza Erick. Em breve, o casal estará na estrada, transformando quilômetros em histórias e paisagens em memórias inesquecíveis.

Texto: Janaína Teixeira