Criciúma projeta o futuro do turismo para os próximos 25 anos

O futuro do turismo em Criciúma começou a ser desenhado nesta terça-feira (19), durante o evento Frente de Futuro Criciúma 25, que reuniu representantes do poder público, trade turístico e sociedade civil. O encontro, que teve como eixo a Cultura, Esporte e Turismo, promoveu um dia inteiro de debates, palestras e construção coletiva de ideias sobre o papel da cidade como destino turístico regional e estadual.
A proposta central foi discutir como Criciúma estará no esporte, cultura e no turismo nos próximos 25 anos. No Turismo o foco ficou em transformar a cidade como um polo turístico integrado, capaz de gerar desenvolvimento, lazer e qualidade de vida para a população. Entre os principais encaminhamentos, destacam-se a integração regional, a criação de roteiros turísticos locais, além da capacitação das pessoas e divulgação constante do que fazer na cidade como ferramentas estratégicas para posicionar a cidade no mapa do turismo de Santa Catarina.

Palestras e discussões coletivas
O evento contou com painéis que abordaram temas fundamentais. A presidente da FME, Robinalva Ferreira, trouxe reflexões sobre esportes, Ismail Ahmad Ismail destacou a importância da cultura na construção da identidade de Criciúma e Laci Felippe, presidente interina do Comtur, falou da construção do turismo na cidade.
Entre as atividades, grupos de trabalho elaboraram “nuvens de palavras” com os principais desejos e propostas da comunidade para o setor. Ao final, um compilado de ideias foi apresentado, apontando caminhos para uma Criciúma mais conectada com o turismo multifacetado e colaborativo.
Turismo como vetor de desenvolvimento
De acordo com os participantes, a visão de futuro para Criciúma até 2050 passa por transformar a cidade em um destino de referência para turismo cultural, esportivo e de lazer, sempre em diálogo com os municípios vizinhos.

O legado do Frente de Futuro
O evento reforçou o papel do turismo como elemento estratégico de desenvolvimento econômico e social. A partir do que foi construído hoje, o município pretende consolidar um plano de longo prazo, capaz de orientar ações públicas e privadas rumo a uma Criciúma mais atrativa, integrada e reconhecida no cenário turístico nacional.