Cinema gratuito e diversidade em cena: FAM 2025 em Florianópolis

Cinema gratuito e diversidade em cena: FAM 2025 em Florianópolis
Fotos: Divulgação/Fundação Catarinense de Cultura

A programação inclui mais de 30 sessões, com debates, mostras infantis e sessões especiais, como a dedicada à Lei Paulo Gustavo

De 4 a 10 de setembro, Florianópolis se transforma em palco da sétima arte com a 29ª edição do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul. Realizado no CineShow Beiramar Shopping, o festival recebeu 1.214 inscrições, selecionando 58 filmes para as mostras competitivas, reforçando a cidade como capital do cinema no Mercosul.

A programação inclui mais de 30 sessões, com debates, mostras infantis e sessões especiais, como a dedicada à Lei Paulo Gustavo. A diversidade também é destaque: 40% das obras são dirigidas por mulheres, 26% por pessoas LGBTQIA+ e 21% por pessoas negras ou pardas, além da crescente presença de personagens trans e com deficiência. E o melhor: ingressos gratuitos ou a preços simbólicos, garantindo acesso democrático ao cinema.

Patrimônio e memória em evidência

Florianópolis não é apenas cinema: a cidade também preserva sua história. No Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Sousa, é possível conferir documentos e relíquias que narram a formação política e cultural do estado.

Até novembro de 2025, está em cartaz a exposição “Federalismo – A revolução que abalou Santa Catarina”, que recria a Revolução Federalista (1893–1895) com documentos, maquetes e filmes. Uma visita que mistura cultura, história e aprendizado.

parceria criciúma e turismo estado