Lagoinha do Leste é considerada o paraíso secreto de Florianópolis

Lagoinha do Leste é considerada o paraíso secreto de Florianópolis
Localizada no extremo sul da Ilha de Santa Catarina

Com uma atmosfera de praia deserta e selvagem, a Lagoinha do Leste é uma das mais paradisíacas praias de Florianópolis. Localizada no Sul da ilha, com pouco mais de um quilômetro de extensão, possui difícil acesso e, por isso, foi pouco explorada pelo desenvolvimento urbano. A praia recebeu esse nome por ter uma lagoa em formato de S localizada em frente ao costão.

(Foto: Divulgação)

Para chegar à Lagoinha do Leste é preciso fazer trilha andando ou por barco, não é possível acessar a praia com veículos automotores. Rodeada por montanhas, com a lagoa de água doce ao fundo e o Oceano Atlântico à frente, é um destino imperdível para os aventureiros, amantes da natureza e para quem busca uma experiência fora do comum.

(Foto: Divulgação)

Descubra o caminho ideal para explorar a praia:

Praia da Armação – Trilha mais longa, possui em torno de quatro quilômetros, sendo necessário uma caminhada de aproximadamente 3 horas. No entanto, devido ao percurso ser plano é considerada mais fácil.

Praia do Pântano do Sul – Trilha mais curta e detalhada, tendo em média 2,3 quilômetros de extensão, pode ser realizada em menos de 1 hora. Mas o trajeto requer mais esforço físico, com uma subida íngreme que dificulta um pouco a caminhada. 

Pelo mar – Através de um trecho curto, que costuma levar 15 minutos para chegar ao destino. É uma opção mais usada para voltar, após realizar uma das trilhas.

Morro da Coroa – Para chegar ao Morro da Coroa, é necessário primeiro percorrer uma das trilhas até a praia. É um dos pontos mais fascinantes e desafiadores para trilheiros e aventureiros que buscam vistas panorâmicas de tirar o fôlego. O tempo para completar o percurso é de 30 a 45 minutos. Essa trilha adicional para subir ao topo do Morro da Coroa é de aproximadamente 500 metros.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Serviço:

Devido ao acesso mais restrito, o comércio local é limitado. Levar seus próprios itens e alimentos é a alternativa mais recomendada.

As trilhas têm acesso gratuito. Já o trajeto via barco é pago, o preço varia entre R$ 25 apenas para voltar ou R$ 50 no caso de ida e volta.

Endereço: Extremo sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.