Capela submersa é atração turística no Sul de Santa Catarina
A Capela de São Pedro, situada na encantadora cidade de Siderópolis, destaca-se em uma das regiões mais cênicas de Santa Catarina. Cercado pelas montanhas da serra e próximo ao litoral, o patrimônio histórico foi cuidadosamente preservado, mesmo após o alagamento da área para a construção da Barragem do Rio São Bento.
Cerca de 450 hectares foram alagados, transformando o antigo povoado em um deslumbrante lago artificial. Mesmo submersa, a ponta da torre da Capela de São Pedro permanece visível, conferindo ao cenário um toque místico e fascinante.
A Barragem do Rio São Bento foi construída, em 2006, para solucionar os problemas de abastecimento de água, atendendo principalmente os municípios da região carbonífera. Sendo o maior reservatório de água do Sul de Santa Catarina.
A capela permaneceu no local a pedido dos moradores de São Pedro, com o objetivo de preservar a memória do povoado. Ao todo, 29 famílias que viviam na área foram indenizadas e transferidas para outros bairros e cidades da região.