Balneário Ilhas, um espetáculo de beleza natural
No litoral Sul de Santa Catarina, há uma antiga vila de pescadores situada na margem esquerda do Rio Araranguá, que combina tranquilidade, beleza natural e uma atmosfera intocada: o Balneário Ilhas. Ainda pouco explorado pelo turismo de massa, esse destino se destaca por sua paisagem exuberante e ambiente perfeito para quem busca sossego e contato com a natureza. Sua orla de areias claras e finas se estende por seis quilômetros entre a barra e as dunas do Morro dos Conventos.
Ilhas é o cenário perfeito para atividades esportivas, como o sandboard nas dunas de areaia, pesca artesanal e até mesmo expedições em barcos ou caiaques para explorar as transições entre o rio e o mar. Essas experiências permitem aos visitantes uma experiência no estilo de vida simples e pacato da comunidade local, de cultura açoriana.
Com a chegada dos meses mais quentes e um clima que favorece as atividades ao ar livre, os amantes do turismo têm essa diferenciada opção, sem sair do estado, para contemplar as belezas naturais e vivenciar momentos inesquecíveis. Coloque Ilhas no seu roteiro de passeios por Santa Catarina e descubra mais um tesouro escondido aqui.
Encantos de Araranguá
Araranguá costuma encantar os visitantes com sua diversidade natural, história rica e um cenário que mescla o charme das praias com o encanto dos rios. Atraindo não apenas visitantes em busca de laser, mas também ecoturistas específicos em observar a fauna e a flora local. A diversidade de espécies de aves, incluindo garças e as famosas gaivotas, chama a atenção dos amantes da observação de aves.
Como chegar à Ilhas?
É possível fazer a travessia do Rio Araranguá via balsa, uma pequena embarcação estilo Ferry-Boat. Podem utilizar esse meio veículos ou pedestres que desejam acessar Ilhas pelo Morro dos Conventos.
Outra forma de acesso é através da BR-101, pegando um pouco mais de estrada de chão até chegar ao destino, uma mistura do rural com litoral que torna o passeio ainda mais exótico, remetendo à cultura local.
Fonte: Prefeitura de Araranguá